segunda-feira, 16 de abril de 2012

Histórico de Matureia.

           A história de Maturéia está relacionada com os primórdios do Povoado de Canudos do qual se originou o município de Teixeira. O antigo Povoado de Canudos mudou o nome para Vila do Teixeira e, em 1874, foi elevada à condição de cidade. Não existe uma data correta para afirmar quando ocorreu a fundação de Matureia.
          Em 1818 Matureia já tinha este nome, era uma fazenda que pertencia a Bernardo Carvalho Andrade Cunha e Ana Guedes Alcoforado este proprietário iniciou um grande plantio de trigo em sua propriedade, com sementes exclusivamente selecionadas a primeira colheita chegou a impressionar o presidente da província da Paraíba que mandou um engenheiro alemão e um agricultor português para intensificação da cultura chegando a instalar um moinho na região do Antigo engenho do Angico. Neste Sítio nasceu Padre Cônego Bernardo.
          Por um tempo o os proprietários da fazenda Maturéia foram Matuzalém e Dulcinéia.
          Em 1919 o casal Manoel Varelo e sua esposa Severina Varelo compraram o sítio e doaram terrenos iniciando a povoação de Maturéia. Dona Severina Varelo muito católica deu inicio a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição com a ajuda das pessoas dos sítios da região os Trabalhos da igreja foram repassados para Mariinha Dantas a primeira professora e catequista. Outros Matureenses que fizeram a diferença, Fábio Dantas dentista, Maurício Dantas delegado,Maria das Dores(Dodói) parteira e etc. 
          São considerados os fundadores do local, os ascendentes das famílias Dantas, Jerônimo, Vasco, Maia, Costa e Firmino. Os descendentes dessas famílias habitam o local e se dedicam a variadas atividades econômicas relacionadas com a agricultura e à pecuária.
Gentílico: matureense
           Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Maturéia ex-povoado, pela lei estadual nº5184, de 20-09-1989, subordinado ao município de Teixeira. 
1995.
           Elevado à categoria de município com a denominação de Maturéia, pela lei estadual nº 6175 de 13-12-1995, desmembrado de Teixeira tendo sido eleito em 1996 seu primeiro prefeito Ariano Dantas Monteiro e Vice Josa Elio Dionizio Ramos, empossado em 1º de janeiro de 1997. Símbolos do Município
           O Brasão de Maturéia foi oficializado pelo em 10/12/2001 (pela lei nº124/2001).Ele é usado como timbre nos papeis oficiais.
           A Bandeira matureense foi oficializada pelo prefeito José de Freitas da Silva em 10/12/2001 (pela lei nº 124/2001)
Retirado do blog: Saber Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário